08/05/2010

O QUE É ANIMAÇÃO?


Pela definição da UNESCO "É um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida socio-política em que estão integrados."

Através da consciência prevê-se que as pessoas, que formam comunidades coesas e diversificadas, participem livremente nas actividades que diversas entidades públicas ou privadas possam desenvolver, com o objectivo do simples divertimento, até à resolução de problemas mais complexos. Imaginemos exemplos destas situações: O simples divertimento pode ser um baile organizado pela Junta de Freguesia (Etidade Pública) ou um concerto de um grupo conhecido a nível mundial organizado por diversas Empresas de Eventos. A resolução de problemas mais complexos passa, por exemplo, pela organização de Caminhadas ou Maratonas a favor da Luta Contra a Pobreza.
Os eventos de Animação não podem ser desligados da parte Educativa, pois uma intervenção tem que ter propósito e tem que ser capaz de dotar os interveninetes e os espectadores de competências e capacidades. Tão só os bailes comunitários têm como objectivo o convívio, que permite aos cidadãos criar laços de pertença e afectividade, tornando-os mais coesos e cooperativos, como as Maratonas a favor de diversas causas permite alertar para problemas reais e que têm que ser resolvidos e apoiados pela comunidade, tornando os cidadãos mais dispostos e voluntários para os outros. É portanto importante a participação activa da comunidade para a Intervenção/Animação resultar.
Devido ao facto de a actividade de Animação ser tão abrangente leva-nos a ser profissionais bem dotados e com grandes capacidades de intervenção em inúmeras áreas. Devemos ter sempre em conta que o facto de a Animação ser Sociocultural requer uma enorme capacidade, por parte do interveniente de compreender bem a cultura onde desenvolve a actividade tendo em conta as características, as fraquezas, as qualidades e capacidades da sociedade envolvente. Por exemplo, nunca pensar um Animador em realizar uma Festa Gastronónima Bovina em países que veneram a Vaca! Como não devemos excluir a hipótese de organizar eventos, como forma de intervir em populações de risco quando o nosso objectivo é reduzir, ou mesmo terminar, com a situação que provoca essa situação.
Gostaria que, num futuro bem próximo, o Animador fosse visto como um Recurso Humani indispensável à criação de valores e competências de cidadania; que fosse visto como um profissional sério, com elasticidade múltipla capaz de mudar a sociedade tão diminuida de valores e honra social; que fosse visto por todos os responsáveis de Instituições que intervêm na sociedade como um Ser com formação adequada de forma a enriquecer todos os povos. Não ser Deus, porque para muitos não existe Deus, mas ser seguido e apoiado de forma a conseguir concretizar o seu papel na sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário